terça-feira, 29 de setembro de 2009

FAUSTINO XAVIER DE NOVAIS (4)

      Sabe-se que Faustino trabalhou no serviço de estatística da Praça do Comércio, uma espécie de bolsa de valores da época. Do dinheiro que ganhava, sempre remetia uma parte para seu pai, que continuava morando na cidade do Porto e agora passava por dificuldades financeiras. A morte de sua mãe em 1867 contribuiu para acelerar ainda mais a loucura de Faustino. Ele agora precisava de cuidados especiais e sua irmã, Carolina, veio também para o Brasil a fim de lhe servir como enfermeira. Vivia irritadiço e era comum esquecer nomes e as coisas. A conselho médico, Faustino e Carolina vão atrás de melhores ares em Petrópolis, mas todo esforço é em vão. Sem qualquer melhora, eles retornam ao Rio de Janeiro e vão morar numa casa de Ernesto Cibrão, localizada na rua Marquês de Abrantes. Camilo, que o havia citado em seu romance Eusébio Macário, afirmava que, ainda no tempo em que Faustino morava no Porto, ele apresentava momentos de “intermitências de tristeza negra”.

      Morre Faustino Xavier de Novais a 16 de agosto de 1869, pouco antes do casamento entre Machado e Carolina. Praticamente quase toda a edição de 29 de agosto da Semana Ilustrada, onde Joaquim Maria vinha colaborando desde 1860, foi dedicada ao desaparecimento do poeta, publicando-lhe nota biográfica, algumas de suas poesias e um poema que Machado de Assis escreveu em sua homenagem. Os dois haviam se conhecido no Grêmio Literário Português, através de Augusto Emílio Zaluar, e ficaram mais íntimos durante o convívio na redação da revista O Futuro.

2 comentários:

Carmem Toledo disse...

Olá!

Também sou uma admiradora das obras de Machado de Assis e gostei muito de seu blog. Parabéns pela iniciativa!
Tenho um blog onde publico textos de minha autoria, além de textos de outros autores, dentre eles, Machado de Assis. Convido-o a visitá-lo: http://carmemtoledo.blogspot.com

Saudações Machadianas,

Carmem.

Carmem Toledo disse...

Em tempo: Adicionei um link para seu blog em minha página, na seção "Veja também"